HOMENAGEM

 

*Fernando Monteiro de Barros (1963-2021)

Professor Associado de Literatura Brasileira da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus de São Gonçalo, Fernando Monteiro tinha participação destacada na formação de pesquisadores no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN). Doutor em Letras (Letras Vernáculas - Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Seus projetos de pesquisa tinham como foco a Literatura Gótica Brasileira, O Decadentismo na Poesia Brasileira 1880-1920 e Modernismos Crepusculares. Fica a enorme lacuna de pesquisa nos campos de sua especialidade mas, sobretudo, perdemos a referência de pesquisador rigoroso tanto quanto generoso, leitor refinado e docente atento, cuja gentileza e acolhimento deixaram marcas indeléveis na memória de todos que com ele conviveram.

*Renato Cordeiro Gomes (1943-2019)

Especialista em João do Rio, colaborou muito com o laboratório e em 05/11/2015 ministrou a palestra "Rio-Mídia-Literatura na Belle Époque: um delicado espelho bisauté", fundamental para estudantes e professores no direcionamento de pesquisas em torno de comunicação, cultura e literatura. Foi professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da PUC-Rio e entre suas obras figuram artigos, ensaios e livros sendo Todas as cidades, a cidade, sua obra mais conhecida.

*Zenir Campos Reis (1944-2019)

Estudioso da obra de Augusto dos Anjos e Graciliano Ramos, e também profundo conhecedor das obras de Lima Barreto e do crítico Otto Maria Carpeaux. Colaborador ativo do laboratório, ministrou em 21 de setembro de 2017 a palestra A Revolução Russa e Greve de 1917 nas crônicas de Lima Barreto, em parceria com Maria Salete Magnoni. Foi professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo(USP), com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris entre 1990-1991.