APRESENTAÇÃO

 

LABELLE - Laboratório de estudos de literatura e cultura da Belle Époque foi criado em maio de 2015, no Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os participantes são pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa e com perspectiva interdisciplinar.

Coordenação:
Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo
Fátima Maria de Oliveira
Rosa Maria de Carvalho Gens

O LABELLE tem por objetivos:

Realizar pesquisas, organizar seminários, simpósios, oficinas e publicações sobre literatura e cultura da Belle Époque, considerando o período entre 1890-1920 como baliza temporal.

Promover o intercâmbio entre pesquisadores, professores e estudantes da UERJ e outas universidades e instituições de pesquisa.

Organizar seminários, congressos, publicações em conjunto com instituições acadêmicas diversas no âmbito dos Estudos Literários e áreas afins.

Estamos especificamente interessados na relação entre experiência urbana e vida literária, no debate sobre heranças culturais que permitirão rever a própria história da cidade do Rio de Janeiro, a associação entre escrita e práticas movidas por novos modos de percepção, a reação da população aos dispositivos tecnológicos que sofisticaram a imprensa e criaram os mecanismos do espetáculo no cotidiano. Interessa-nos também investigar o acirramento do autoritarismo e da violência, inflamados por discursos de ordem, civilização, ciência e nacionalismo que marca esse cenário.

Estão em curso algumas linhas de investigação:

a) Experiência urbana, modernização da percepção e escrita; a profissionalização do escritor e sua relação com o mercado;

b) Diálogo de intelectuais e escritores com a tradição literária e cultural;

c) Pesquisa de fontes primárias (periódicos, manuscritos), a investigação de textos como correspondências, diários, prefácios, polêmicas.