COLEÇÃO ENSAIO LABELLE 10 ANOS

Pedro & João Editores

A História da Literatura Brasileira nos bancos da escola: peça-chave no tabuleiro da legitimação

Wagner Gonzaga Lemos

Resumo: O ensaio "A História da Literatura Brasileira nos bancos da escola: peça-chave no tabuleiro da legitimação", de Wagner Gonzaga Lemos, é um dos desdobramentos de sua tese defendida na USP.

Nesse sentido, por meio investigação de caráter bibliográfico e documental, tem firmado posição acerca da estreita relação entre a carreira docente e a produção de obras de história literária. Assim aponta que a atividade de ensino pesou não só na elaboração das obras, mas também na apropriação didática delas delineando aspectos do cânone escolar brasileiro, o que fez da história da literatura um gênero vencedor.

De igual modo, o autor observou esses aspectos em um contexto mais amplo considerando o esboço de sistema literário que havia no entresséculos XIX-XX. Segundo Lemos, autores, como Sílvio Romero e José Veríssimo, manejavam recursos para projeção social: docência, publicação de obras didáticas e de caráter distinto, colaboração na Imprensa e participação em instituições culturais, o que assegurava também algum retorno financeiro, graças às redes estabelecidas. Lemos defende que esses autores seguiam um modelo já percorrido pelo Cônego Fernandes Pinheiro (1825-1876).

No livro, composto por quatro capítulos, Lemos expõe seu olhar acerca de nossa produção historiográfica, carreira docente e o manejo das chaves de legitimação.

ACESSE AQUI O E-BOOK